Escolha uma Página

 Alongamento

  • ANDERSON, Bob. Alongue-se. Ilustrações de Jean Anderson. São Paulo: Summus, 1983
  • WALKER, Brad. Alongamento Uma abordagem anatômica São Paulo: Manole, 2009

Biografias

  • DUNCAN, Isadora. Isadora Duncan – Minha Vida. Tradução de Gastão Cruls – 11ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989
  • FREIRE, Ana Vitória Angel Vianna. Uma biografia da Dança Contemporânea. Rio de Janeiro: Dublin, 2005

Consciência Corporal

  • ALEXANDER, Gerda. Eutonia: Um caminho para a percepção corporal. 2 ª ed. – Martins Fontes, 1991
  • BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão Corpo: identidade e autonomia do movimento. 3ª ed. – São Paulo: Summus, 1998
  • BERTHERAT, Thérese. O corpo tem suas razões: Antiginástica e Consciência de si. 19ª ed. – São Paulo : Martins Fontes, 2001
  • BÉZIERS, M.M. & PIRET, S. A Coordenação Motora – Aspecto Mecânico da Organização Psicomotora do Homem. São Paulo: Summus, 1992
  • DANTAS, Estélio H.M. .Pensando o Corpo e o Movimento – Rio de Janeiro: Shape, 2005
  • FELDENKRAIS, Moshe.Consciência pelo Movimento – São Paulo: Summus, 1977
  • FREITAS, Giovanina Gomes de .O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade –Ed. UNIJUÍ, 1999
  • Huang, Al Chung-Liang. Expansão e Recolhimento: a essência do T´ai Chi. São Paulo: Summus, 1979.
  • IMBASSAÍ, Maria Helena. Sensibilidade no Cotidiano – Consciência Corporal – Rio de Janeiro: UAPÊ, 2006
  • LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento – São Paulo : SUMMUS, 1978
  • LELOUP, Jean-Yves. O corpo e seus símbolos – Petrópolis, RJ : Vozes, 1998
  • TEIXEIRA, Letícia.Conscientização do Movimento – Uma prática corporal – Rio de Janeiro: 1998
  • VIANNA, Klauss. A dança . 3ª ed. São Paulo: Summus, 2005.

Dança

FUX, Maria. Dança, experiência de vida. São Paulo: Summus, 1983.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

NANNI, Dionísia. Ensino da Dança. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

ROBIM, Michel. Tornando-se Dançarino. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

Dança Criativa

OSHO. Faça o seu coração vibrar . Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

História da Dança / Música

Figueiredo, Luciano ( Organização) . Festas e Batuques do Brasil. Rio de Janeiro: Sabin, 2009.

MUNIZ, Sodré . Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

O Corpo na Sociedade

FONTANELLA, Francisco Cock. O Corpo no limiar da subjetividade . Piracicaba: Ed. Unimep, 1995.

Música

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche e a música . Rio de Janeiro: Imago, 1994.

Percepção Rítmica

ARTAXO, Inês e Gisele de Assis Monteiro. Ritmo e Movimento – Teoria e Prática . São Paulo: Phorte, 2008.

CIAVATTA, Lucas. O Passo – A Pulsação e o Ensino-Aprendizagem de Ritmos . Rio de Janeiro, 2003.

DALCROZE, Emile Jacques. Rhythm, Music and Education, 1921.

Jaques-Daclroze – Música e Educação
Os estudo músicais e a educação do ouvido
Émile Jaques-Dalcroze – Sobre a Experiência Poética da Rítmica

Reflexões / Provocações

ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

BOFF, Leonardo. A Águia e a Galinha . Uma metáfora da condição humana. 46ª ed. – Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

BONDER, Nilton. A Alma Imoral: traição e tradição através dos tempos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

No Teatro: A Alma Imoral – Adaptação e Interpretação de Clarice Niskier.

DREAMER, Oriah Mountain. A Dança: acompanhando o ritmo do verdadeiro eu. Sextante, 2003.

HERRIGEL, Eugen. A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen. Pensamento-Cultrix, 1997.

MAY, Rollo O Homem á procura de si mesmo . Editora Vozes, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm.Assim falava Zaratustra . Editora Escala.

REICH, Wilhelm.Escute, Zé-Ninguém . Martins Fontes, 2007.

SENGE,Peter, SCHARMER, C.Otto, JAWORSKI, Joseph, FLOWERS, Betty Sue, Presença. Propóstio Humano e o Campo do Futuro . Cultrix, 2007.

Teatro

  • ARTAUD, Antonin.O Teatro e seu Duplo .São Paulo: Martins Fontes, 2006
  • BOAL, Augusto.Jogos para Atores e Não-Atores . Rio de Janeiro: Civiização Brasileira, 2008
  • BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo : Perspectiva, 2002.
  • FO, Dario. Manual Mínimo do Ator . São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2004.
  • NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm.A Origem da Tragédia. 5ª ed. – São Paulo : Centauro, 2004.
  • OIDA, Yoshi. O Ator Invisível . São Paulo: Via Lettera, 2007
  • STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do Ator. – 22ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.