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Tango

Tango

Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu.

A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera ( habanera, ou havaneira em algumas traduções para o português, é um estilo musical criado em Havana, (Cuba) e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina.

O escritor e polemista argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.

O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é “duro”, masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre “submissa”. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário ( 2/4 ). A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.

Há diferentes tendências em seu estilo. O tango-canção, tango canyengue, o tango milonga, tango romanzae o tango jazz. Hoje em dia é possível até encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango eletrônico (o electrotango pode ser conferido nos trabalhos dos grupos Bajofondo e Gotan Project).
( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tango )

É normalmente dançado aos pares.

Zouk

Zouk significa festa. Originário do Caribe e cantado em sua maioria em crioulo ( ou créole em francês )- um dialeto franco/africano – o zouk é considerado o ritmo mais completo do Caribe.

Estilo de música caribenha que sempre teve grande influência na região norte do Brasil especialmente no Pará.

Este estilo tem forte presença em países que passaram pela colonização francesa como a Martinica e Guadalupe.

Estudos acreditam que a sua base rítmica seja oriunda da cultura árabe. Esta mesma base é encontrada em vários países como Espanha e Portugal, no mundo árabe, no continente africano e em praticamente toda a América.

Em uma das versões sobre o surgimento da música Zouk, afirma-se que sua criação visava divulgar a Martinica e ter, assim como a Salsa em Cuba, influência cultural em toda a América Latina.

O ritmo se espalhou pelo mundo, mas como a sua divulgação iniciou na França, muitos passaram a acreditar, em diversos lugares, inclusive no Brasil, que a música e a dança seriam francesas. Tanto que por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o Zouk era chamado de Lambada Francesa.
( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zouk )

É normalmente dançado aos pares.

Salsa

Salsa

A Salsa é um ritmo musical muito alegre e envolvente!

Extremamente rico na sua constituição musical (melodicamente e ritmicamente), é uma mistura de influências dos ritmos Espanhóis, Africanos, dos povos da América Latina e também do Jazz Norte-Americano. Devido também às influências Africanas, a Salsa tem forte marcação dos tambores, da percussão em geral, o que torna o ritmo envolvente, sedutor e lúdico.

Assim como o Samba, permite que os parceiros dancem juntos,  como também com dinâmicas individuais, o que adiciona a dança um clima de diversão, descontração e permite assim que todos dancem!

A Salsa é composta por outros ritmos como: o Son (cubano), o Mambo, o Cha-cha-chá, o Merengue (dominicano), o Calipso, a Rumba (Guaguancó, Yambú e Columbia), a Cumbia (colombiana) , entre outros.

O termo Salsa surge fora de Cuba, em países como Porto Rico, Venezuela, Colômbia entre outros. ( ARTAXO, 2008, p. 42 ). A origem do termo salsa causa controvérsias. Há os que dizem que ela é uma metáfora que designa um tipo de mistura, como os molhos de cozinha, dos ingredientes de diferentes origens. Outros afirmam que tal terminologia deriva de um anúncio de um tempero que patrocinava os programas que difundiam este tipo de música. (ARTAXO, 2008, p. 42 ).

Forró

Forró

Este nome deriva de forrobodó, “divertimento pagodeiro”, segundo o folclorista Câmera Cascudo.

Forró não é um ritmo, é um baile popular, uma festa, onde se tocam ritmos diversos como baião, xote, xaxado, maracatu, embolada e coco. ( ARTAXO, 2008, p 43 ).
Originado do Nordeste Brasileiro, tem influências africanas e européias.

Iremos lidar com o Forró Pé de Serra (assim chamado atualmente na região Sudeste), ou seja, o Forró que é tocado originalmente por um trio de pessoas, composto basicamente de um Acordeon, um Triângulo e uma Zabumba.

Este Forró tem na sua composição outros ritmos: Baião, Xote, Xaxado, Coco, Vanerão e Quadrilhas.

É normalmente dançado aos pares.

Samba

Semba, ‘umbigada’, do umbundo temos então Samba, ‘estar animado, estar excitado’, ou do luba e outras línguas bantas, Samba, ‘pular, saltar com alegria. (Dicionário Aurélio)

É tocado com instrumentos de percussão e tem como base o violão ou o cavaquinho. As letras falam da vida urbana ou de amor.

A palavra samba, entre os quiocos, povo do Leste de Angola, significa “cabriolar, brincar, divertir-se como cabrito”; entre os bancongos angolanos e congoleses, “dança em que um dançarino bate contra o peito do outro“. As duas formas têm a mesma origem do termo quimbundo di-semba, que quer dizer umbigada – coreografia na qual os participantes se tocam pela barriga. O gênero deriva de danças de roda africanas, como o lundu, e, sobretudo, do maxixe, o primeiro bailado brasileiro, criado por volta de 1875. Vindo da Bahia, seu erotismo escandaliza a aristocracia do Rio de Janeiro no final do século XIX.

Dependendo do tipo de Samba, é dançado aos pares ou individualmente.

Principais tipos de samba que existem:

Samba-enredo : Estilo criado no Rio de Janeiro nos anos 30 para os desfiles das escolas de samba. É a descrição do tema desenvolvido pela escola. Até a década de 60, tem letras longas que exaltam principalmente a história do país, seus personagens, o folclore e a literatura. A partir dos anos 70, os temas incluem crítica social e política e aspectos da cultura popular universal.

Samba-canção: Ritmo lento que destaca a melodia. Criado nos anos 20, possui letras românticas e sentimentais. Alcança sucesso com Ai, Ioiô (1929), de Luís Peixoto (1889-1973).

Samba de partido alto: Uma das formas mais antigas de samba com formato fixo de canção. Era o estilo dos grandes mestres. As letras são improvisadas sobre temas do cotidiano. Renova sua força nos anos 40 nos morros cariocas e nas escolas de samba. Os compositores Moreira da Silva (1902-), Martinho da Vila (1938-) e Zeca Pagodinho estão entre seus principais nomes.

Pagode: Nascido em São Paulo, é vagamente ligado ao partido-alto – a melodia é fácil, linear e repetitiva, como o sambalada. É o chamado samba de fundo de quintal, comum também na Bahia e no Rio de Janeiro. Com letras românticas, usa instrumentos de percussão e teclado. Destacam-se os grupos Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra e Katinguelê.

Samba de breque: Ritmo sincopado com paradas súbitas chamadas breques, que permitem ao cantor encaixar comentários, geralmente humorísticos. Um dos mestres é Moreira da Silva (1902-).

Samba carnavalesco: Sambas compostos para dançar e cantar nos bailes de Carnaval.

Samba-choro: Aproveita o fraseado instrumental do choro, com a voz substituindo a flauta. Surge em 1930.

Samba-exaltação: Possui melodia extensa e letra patriótica, com ênfase no arranjo orquestral. Um exemplo é Aquarela do Brasil, de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves.

Samba de gafieira: Modalidade sincopada e instrumental criada na década de 40 pelas orquestras de salão, feita para dançar.

Samba de quadra: Temas apresentados nas quadras de ensaio das escolas de samba, terreiros, encontro de sambistas, almoços, festas e aniversários.

Sambalada: Ritmo lento e comercial da década de 50 conhecido como balada. Corresponde ao típico pagode paulista dos anos 90.

Sambalanço: Nasce nos anos 50 nas boates cariocas e paulistas, com influência do jazz. Um dos expoentes é Jorge Ben. Evolui para uma mistura de bossa nova, maracatu, jongo e rhythm & blues, dando origem ao samba-rock.

( Fonte: http://br.geocities.com/vinicrashbr/artes/musica/samba.htm )

Swing (Soltinho)

Swing (Soltinho)

Nos Estados Unidos o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos vinte. As primeiras danças criadas foram o charleston e o lindy hop, essas deram origem a vários outros tipos de danças de swing americanos como o jitterbug, o balboa, o west coast swing, o east coast swing e o lindy hop que é dançado hoje. Existe uma versão brasileira semelhante ao swing chamada soltinho. ( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dança_de_salão )

É dançado aos pares.

Bolero

Bolero

O bolero é o estilo musical adaptado da clássica balada às raízes afro-espanholas, que se desenvolveu em Cuba, Porto Rico, República Dominicana e México.

É dançado aos pares.