Escolha uma Página

A Salsa é um ritmo musical muito alegre e envolvente!

Extremamente rico na sua constituição musical (melodicamente e ritmicamente), é uma mistura de influências dos ritmos Espanhóis, Africanos, dos povos da América Latina e também do Jazz Norte-Americano. Devido também às influências Africanas, a Salsa tem forte marcação dos tambores, da percussão em geral, o que torna o ritmo envolvente, sedutor e lúdico.

Assim como o Samba, permite que os parceiros dancem juntos,  como também com dinâmicas individuais, o que adiciona a dança um clima de diversão, descontração e permite assim que todos dancem!

A Salsa é composta por outros ritmos como: o Son (cubano), o Mambo, o Cha-cha-chá, o Merengue (dominicano), o Calipso, a Rumba (Guaguancó, Yambú e Columbia), a Cumbia (colombiana) , entre outros.

O termo Salsa surge fora de Cuba, em países como Porto Rico, Venezuela, Colômbia entre outros. ( ARTAXO, 2008, p. 42 ). A origem do termo salsa causa controvérsias. Há os que dizem que ela é uma metáfora que designa um tipo de mistura, como os molhos de cozinha, dos ingredientes de diferentes origens. Outros afirmam que tal terminologia deriva de um anúncio de um tempero que patrocinava os programas que difundiam este tipo de música. (ARTAXO, 2008, p. 42 ).